A Importância dos Detalhes Operacionais no Empreendedorismo
Um dos grandes erros dos empreendedores, ao planejar seus negócios, é não cuidar corretamente dos detalhes operacionais. Muitos acreditam que, por saberem executar a atividade principal do negócio, não precisam se preocupar com outros aspectos. Contudo, é justamente aí que reside uma das principais falhas.
Muitos empreendedores conseguem produzir excelentes produtos, mas não dão a devida atenção às etapas necessárias para que esses produtos cheguem até o cliente, ou para que os insumos corretos sejam adquiridos pelos melhores preços.
No setor de serviços, esse dilema é ainda mais evidente. Pessoas talentosas, que produzem serviços e produtos de alta qualidade, frequentemente não conseguem mapear os processos que envolvem toda a cadeia produtiva. Isso resulta em ótimos aplicativos e sistemas que não conseguem expandir suas vendas além de poucos clientes.
Além de deficiências de marketing, isso pode ocorrer devido a um dimensionamento operacional falho. Mesmo o conhecimento de marketing depende de processos operacionais bem definidos e controlados. Portanto, o detalhamento operacional do negócio é extremamente importante e frequentemente negligenciado pela maioria dos empreendedores.
No modelo tradicional de planos de negócios, essa etapa é conhecida como Plano Operacional. É uma das mais importantes, pois garante que o empreendedor não esqueça de nada na execução do seu negócio.
Checklist para o Detalhamento Operacional
Um bom checklist é o primeiro instrumento que você precisa ter para que seu projeto e futuro negócio funcionem de maneira eficiente e possam crescer. Aqui estão alguns pontos essenciais a considerar:
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Produtos e Serviços
- Quais produtos e serviços você vai oferecer?
- Qual é o seu tipo de persona?
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Estrutura da Empresa
- A empresa terá estrutura física ou as pessoas trabalharão de casa?
- Onde será localizada sua empresa?
- Como será o layout do seu espaço?
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Produção e Fornecedores
- Como vai definir o que será produzido ou criado?
- Quais serão seus principais fornecedores?
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Processo de Trabalho
- Como será o processo de trabalho da sua empresa?
- Quais serão os parceiros chave para que o negócio atinja seus objetivos?
- Quais funções existem na sua empresa?
- Existem funções que serão executadas por pessoas externas ou parceiros?
- Quais aptidões e/ou competências são necessárias para executar o trabalho?
- Quais treinamentos serão necessários?
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Remuneração e Participação
- Como será a remuneração dos colaboradores?
- As pessoas participarão do resultado da empresa?
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Proposta de Valor
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Qualidade: Durabilidade, resistência, confiabilidade.
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Imagem: Embalagem, logomarca, status associados.
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Inovação: O que seu produto ou serviço possui de novo no mercado.
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Informação: Quais informações facilitarão a compra do seu cliente?
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Garantia: Como o cliente terá menos risco ao comprar seu produto?
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Conveniência: Como você economizará tempo e esforço do cliente?
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Serviços: Quais serviços estarão associados ao seu produto?
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Qualidade: Durabilidade, resistência, confiabilidade.
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Aspectos Financeiros
- Onde você deseja que seu preço se encaixe?
- Quais serão os métodos de pagamento?
- Quais serão os prazos de pagamento?
- O cliente terá algum brinde ou período de teste do produto?
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Investimentos e Recursos
- Relacione os investimentos necessários.
- Saiba suas fontes de recursos financeiros.
- Faça uma boa projeção de vendas.
- Preveja os custos e despesas.
- Projete os resultados.
- Projete o fluxo de caixa futuro.
Utilize Ferramentas para Facilitar o Planejamento
Considerar uma ferramenta para ajudar no planejamento pode ser essencial. Com o Vibz, você consegue elaborar seu plano de negócio de forma descomplicada e se tornar muito mais preparado para sua empreitada.