Relacione todos os detalhes sobre o negócio

A Importância dos Detalhes Operacionais no Empreendedorismo


Um dos grandes erros dos empreendedores, ao planejar seus negócios, é não cuidar corretamente dos detalhes operacionais. Muitos acreditam que, por saberem executar a atividade principal do negócio, não precisam se preocupar com outros aspectos. Contudo, é justamente aí que reside uma das principais falhas.
 

Muitos empreendedores conseguem produzir excelentes produtos, mas não dão a devida atenção às etapas necessárias para que esses produtos cheguem até o cliente, ou para que os insumos corretos sejam adquiridos pelos melhores preços.
 

No setor de serviços, esse dilema é ainda mais evidente. Pessoas talentosas, que produzem serviços e produtos de alta qualidade, frequentemente não conseguem mapear os processos que envolvem toda a cadeia produtiva. Isso resulta em ótimos aplicativos e sistemas que não conseguem expandir suas vendas além de poucos clientes.
 

Além de deficiências de marketing, isso pode ocorrer devido a um dimensionamento operacional falho. Mesmo o conhecimento de marketing depende de processos operacionais bem definidos e controlados. Portanto, o detalhamento operacional do negócio é extremamente importante e frequentemente negligenciado pela maioria dos empreendedores.


No modelo tradicional de planos de negócios, essa etapa é conhecida como Plano Operacional. É uma das mais importantes, pois garante que o empreendedor não esqueça de nada na execução do seu negócio.
 

Checklist para o Detalhamento Operacional


Um bom checklist é o primeiro instrumento que você precisa ter para que seu projeto e futuro negócio funcionem de maneira eficiente e possam crescer. Aqui estão alguns pontos essenciais a considerar:
 

  1. Produtos e Serviços

    • Quais produtos e serviços você vai oferecer?
    • Qual é o seu tipo de persona?
  2. Estrutura da Empresa
    • A empresa terá estrutura física ou as pessoas trabalharão de casa?
    • Onde será localizada sua empresa?
    • Como será o layout do seu espaço?
  3. Produção e Fornecedores
    • Como vai definir o que será produzido ou criado?
    • Quais serão seus principais fornecedores?
  4. Processo de Trabalho
    • Como será o processo de trabalho da sua empresa?
    • Quais serão os parceiros chave para que o negócio atinja seus objetivos?
    • Quais funções existem na sua empresa?
    • Existem funções que serão executadas por pessoas externas ou parceiros?
    • Quais aptidões e/ou competências são necessárias para executar o trabalho?
    • Quais treinamentos serão necessários?
  5. Remuneração e Participação
    • Como será a remuneração dos colaboradores?
    • As pessoas participarão do resultado da empresa?
  6. Proposta de Valor
    • Qualidade: Durabilidade, resistência, confiabilidade.
    • Imagem: Embalagem, logomarca, status associados.
    • Inovação: O que seu produto ou serviço possui de novo no mercado.
    • Informação: Quais informações facilitarão a compra do seu cliente?
    • Garantia: Como o cliente terá menos risco ao comprar seu produto?
    • Conveniência: Como você economizará tempo e esforço do cliente?
    • Serviços: Quais serviços estarão associados ao seu produto?
  7. Aspectos Financeiros
    • Onde você deseja que seu preço se encaixe?
    • Quais serão os métodos de pagamento?
    • Quais serão os prazos de pagamento?
    • O cliente terá algum brinde ou período de teste do produto?
  8. Investimentos e Recursos
    • Relacione os investimentos necessários.
    • Saiba suas fontes de recursos financeiros.
    • Faça uma boa projeção de vendas.
    • Preveja os custos e despesas.
    • Projete os resultados.
    • Projete o fluxo de caixa futuro.

 

Utilize Ferramentas para Facilitar o Planejamento


Considerar uma ferramenta para ajudar no planejamento pode ser essencial. Com o Vibz, você consegue elaborar seu plano de negócio de forma descomplicada e se tornar muito mais preparado para sua empreitada.