Avaliação da sua ideia de negócio

Por Que Avaliar Sua Ideia é Importante?


99,99% das pessoas já tiveram uma ideia e pensaram que ela poderia se transformar em um negócio de sucesso. Pensamos nisso o tempo todo, certo? Isso ocorre porque temos necessidades constantes e, quando identificamos uma necessidade legítima, é inevitável pensar que alguém poderia oferecer uma solução para ela.

Apesar de termos esses "insights" do ambiente, muitas vezes não damos muita atenção a eles, seja por falta de tempo, de vontade de empreender ou de atenção aos nossos próprios insights.

O erro mais comum dos candidatos a empreendedores é acreditar que todos vão gostar do seu produto ou serviço apenas porque eles acham que é bom. Quando amigos, parentes ou pessoas próximas nos encorajam, ficamos animados, não é?

Contudo, ter uma ideia baseada apenas na nossa própria percepção não é suficiente. Muitas pessoas têm boas ideias, mas nem todas obtêm o sucesso desejado ou sequer seguem em frente. Um dos motivos para isso é não fazer as perguntas certas que levariam às respostas precisas.

Ferramentas para Avaliar Sua Ideia


Uma ferramenta altamente recomendada para avaliar sua ideia é o Lean Canvas. Muito utilizado por startups digitais, essa abordagem é útil para qualquer ideia de negócio, pois lida com a dinâmica Problema x Solução.

Problema aqui significa necessidade (demanda), algo que experimentamos constantemente em nossas vidas.

Exemplo Prático


Imagine que você está andando na rua e tropeça feio em uma calçada mal acabada. Você está sozinho, com seu dedo sangrando levemente (não se assuste, é só um exemplo). Você olha ao redor e pensa: "Poderia haver uma farmácia aqui perto."

Esse insight mostra uma necessidade (problema) real: a falta de uma farmácia naquela localização. Essa é a dinâmica do Lean Canvas em ação.

  • O Problema: Pessoas sofrem pequenos acidentes e não têm farmácia perto.
  • A Solução: Abrir uma farmácia nesse local.
  • O que as pessoas fazem hoje: Andam 3 km até a farmácia mais próxima ou pedem entrega.
  • Quem serão seus primeiros adeptos: Os moradores da região e os passantes.


A partir desse ponto, você deve pensar e estudar todos os aspectos necessários para determinar se abrir uma farmácia ali é uma boa ideia.

  • Qual a proposta de valor?
  • Como fazer a solução chegar até os clientes?
  • Quais os principais custos que terá?
  • De onde virão as receitas?

Conclusão


Avaliando cuidadosamente cada aspecto da sua ideia, você poderá identificar se ela realmente tem potencial para se transformar em um negócio de sucesso. Considere utilizar ferramentas como o Lean Canvas para estruturar sua avaliação de forma prática e eficiente.

Utilize Ferramentas para Facilitar o Planejamento


Para ajudar nesse planejamento, o Vibz oferece uma forma descomplicada de validar suas ideias de negócio.